now loading

PROVAVELMENTE SARAMAGO

PROVAVELMENTE SARAMAGO

de Paulo Campos dos Reis e Vinícius Piedade

* integrado nas comemorações oficiais do centenário do nascimento de José Saramago, promovidas pela Fundação Saramago.

A estreia absoluta decorreu em Agosto, no auditório da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo, Brasil. Entre outras apresentações, integrou já a programação do FestLuso, em Teresina, Brasil, e integra, em Novembro, a programação do Centro Cultural Português da Praia – Instituto Camões, e do Festival Mindelact, em São Vicente (ambos em Cabo Verde), e o Festival FESTLIP, no Rio de Janeiro, Brasil.

“Provavelmente Saramago” é um solo interpretado por Vinícius Piedade cuja trama gira em torno de um ator que, depois de ser preterido num casting para um filme sobre Saramago, resolve montar um espetáculo teatral no qual, ao mesmo tempo que revela a sua decepção com o cinema, partilha, com o público, as suas interpretações sobre a vida e obra de José Saramago.

No texto, assinado por Vinícius Piedade (Brasil) e Paulo Campos dos Reis (Portugal) – atores, encenadores e dramaturgos (como o personagem do espetáculo) –, o ficcional e o documental misturam-se e dialogam com Saramago com o objetivo de refletir, hoje, sobre a recepção da sua obra. A partir desta ideia, os dois artistas colocam a questão: “como nos posicionamos como artistas, como cidadãos, como seres humanos em relação a sua mundividência e convicções?
Eis a pergunta a que Provavelmente Saramago tenta (ensaia) responder.”

“A ausência de quarta parede estabelece uma relação dialógica entre o actor e o público, pedindo de empréstimo, à gramática da verossimilhança do teatro documental, o emprego de um registo de discurso autobiográfico. Ilusório, todavia. Ou parcialmente. O relato do sujeito da enunciação mistura realidade e ficção estabelecendo a figura do actor como uma personagem metateatral. Este dispositivo de credibilização do discurso permite, por outro lado, a mais valia de sintetizar e de fazer ressoar, num só actor, as palavras de tantos outros, especialmente quando este se refere a determinado passo, com verrinosa ironia, aos estereótipos associados à profissão”, revela o encenador Paulo Campos dos Reis.

O actor Vinícius Piedade acrescenta que o espetáculo, por meio do exemplo de Saramago, “associa o acto de criação artística à ideia de trabalho e de resiliência; a consolidação do seu percurso como romancista começará, pouco ortodoxamente, depois dos sessenta anos de vida”.

| PONTO DE PARTIDA |

“Provavelmente Saramago” nasceu do encontro de dois criadores teatrais da lusofonia: Paulo Campos dos Reis (encenador português) e Vinícius Piedade (actor brasileiro). Os artistas, que se conheceram e reencontraram em diferentes festivais de teatro lusófonos (em Angola, Cabo Verde e em Portugal), logo perceberam que a conexão artística viria pela obra do escritor, referência para ambos. E desse anseio teatral/literário nasceu a ideia da co-produção.
“O resultado é, ao mesmo tempo, uma celebração da obra de Saramago e uma confirmação do profundo impacto que a sua vida e obra causam na experiência de quem o descobre”, diz Vinícius Piedade.

| RETRATO PROVÁVEL |

Em cena, o actor interpela o público e fala da sua experiência profissional e do seu desejo irresistível de compor um espetáculo sobre a figura de Saramago e sua obra. A tarefa, no entanto, resulta difícil de concretizar; quanto mais fundo lê e pesquisa, mais pontos de contacto encontra entre a sua própria biografia e os temas que o “dossiê Saramago” convoca.

Com o público, o actor/encenador vai partilhando diversas possibilidades de mise-en-scène – ensaiando adaptações de excertos de romances de Saramago - sem, no entanto, se contentar com o resultado de nenhuma. “Para justificar a sua permanente deriva, aponta para ideia de que Saramago é tão prolixo que qualquer retrato que se lhe queira fixar nunca será senão pessoal e intransmissível; será sempre, apenas, um ‘retrato provável’”, revelam os autores.

“No palco, a cena é praticamente enxuta de elementos cênicos. Será este espaço despojado (e, deste modo, pronto e aberto para o jogo das possibilidades) que o ator/contador preencherá com o seu José Saramago pessoal, representado. Aqui, quando cenas sínteses evocam alguns romances
de Saramago, a encenação privilegia a criação de imagens simples e depuradas que convidam o espectador para um jogo simbólico e de imaginação”, finaliza o encenador.

Vinícius Piedade

É ator, diretor e escritor. Autor dos livros Trabalhadores de Domingo (contos), Essas Moças que me Causam Vertigens (contos), Meu Mundo Irreal (contos), 4 Estações (dramaturgia), Identidade (dramaturgia) e Cárcere (dramaturgia). Escreveu e dirigiu ao lado de Roberto Skora o longametragem Lasanha de Berinjela premiado em mais de quinze festivais pelo mundo.
Criou ao lado de Evas Carretero o projeto Take Único, uma websérie com episódios independentes sempre em plano-sequência.

Desenvolve uma pesquisa continuada em teatro solo, tendo criado cinco espetáculos, como Carta de um Pirata, Cárcere e Hamlet Cancelado. Com seus espetáculos em repertório, já percorreu todas as regiões do Brasil e outros vinte países, como Índia, China, EUA, Alemanha, França, Turquia, Espanha, Portugal, Rússia, Lituânia, Angola e Argentina.

Paulo Campos dos Reis

Encenador, escritor de cena e programador cultural. É diretor artístico do colectivo Musgo Produção Cultural, de Sintra. Frequentou o mestrado de Artes Performativas – Escritas de Cena, na Escola Superior de Teatro e Cinema, Portugal. Tem um Curso de Encenação de Teatro Musical, ministrado por Gottfried Wagner, na Associação Internacional de Música da Costa do Estoril.

Ultimamente, vem dirigindo espetáculos de teatro com textos de autores portugueses/de língua portuguesa (sobretudo), em Portugal e em contexto internacional – Angola, Brasil, Cabo Verde e Macau. Destaque para Jaime Rocha cuja dramaturgia vem sistematicamente encenando de há cinco anos a esta parte. Programador de “Culto”, série audiovisual que mescla poesia, dança contemporânea e música, em Oeiras e na RTP Palco. É autor de “Autógrafo Seguido de Autocolantes” (Quasi) e “Habilitações Literárias” (volta d’mar), ambos de poesia/prosa.

| MUSGO PRODUÇÃO CULTURAL |

A Musgo é uma estrutura de criação teatral fundada em Sintra, Portugal, em 2012. Tem um apoio anual da Câmara Municipal de Sintra, da Fundação Cultursintra FP e apoios pontuais da DGArtes – Ministério da Cultura. Possui, atualmente, cinco eixos de programação:

1) Produção própria: apresentação de espetáculos de teatro de repertório dramatúrgico sobretudo em língua portuguesa;
2) Co-produções com outras estruturas de criação;
3) Internacionalização: co-organiza o Festival Salencena, Cabo Verde, e apresenta espetáculos em contexto internacional (Angola, Brasil, Cabo Verde e Macau) com o apoio do Instituto Camões ou outras instituições ou estruturas de criação;
4) Formação escolar: dá formação em contexto de trabalho (estágio profissional) a alunos de teatro.
5) Edição «MUSGO LIVRO», revista/livro que reúne material dramatúrgico sobre o seu reportório (imagens ou textos informativos, literários e ensaísticos inéditos) – disponível aqui: www.musgo.org.pt.

| FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA |

Texto: Paulo Campos dos Reis e Vinícius Piedade
Encenação: Paulo Campos dos Reis
Interpretação: Vinícius Piedade
Iluminação: Paulo Campos dos Reis e Vinícius Piedade
Figurino: Piedad (Ana Maria Piedade)
Fotografia: Danilo Ferrara

Vídeo: Nara Ferriani
Design gráfico: Pedro Velho
Operação de som e luz: Márcio Baptista
Direção de produção: Ricardo Soares (Portugal) Vinícius Piedade (Brasil)
Co-produção: Vinícius Piedade (Brasil) e Musgo Produção Cultural (Portugal)
Assessoria de imprensa: Canal Aberto (Márcia Marques)

| PROGRAMA |

6 de Outubro

11h00
«Provavelmente Saramago – a poesia, o romance e a biografia»; com interpretação de Paulo Campos dos Reis; para o público escolar do ensino secundário

15h00
«Provavelmente Saramago – o romance e a biografia»; com interpretação de Vinícius Piedade; para o público escolar do ensino secundário

7 de Outubro

11h00
«Provavelmente Saramago – a poesia, o romance e a biografia»; com interpretação de Paulo Campos dos Reis; para o público escolar do ensino secundário

21h30
«Provavelmente Saramago – o romance e a biografia»; com interpretação de Vinícius Piedade; para o público em geral

8 de Outubro

15h00
«Provavelmente Saramago – a poesia, o romance e a biografia»; com interpretação de Paulo Campos dos Reis; para o público em geral

21h30
«Provavelmente Saramago – o romance e a biografia»; com interpretação de Vinícius Piedade; para o público em geral

Acesso: 
gratuito para o público escolar; 5,00€ para o público em geral
mediante marcação e limitado à capacidade da sala (60 lugares);

Informações e marcações:
219238608 | [email protected]

 

| CONTACTOS |

93 315 65 90 Ricardo Soares
91 868 97 38 Paulo Campos dos Reis
[email protected]
MUSGO Produção Cultural
www.musgo.org.pt