now loading

FERNANDINHO E JOÃO VERBO

“Fernandinho e João Verbo” acompanha episódios da vida de dois migrantes que, no espaço de três décadas (entre os anos 40 e os anos 70 do séc. XX) demandaram a Ilha do Sal como espaço de trabalho e sonho de prosperidade. A construção do aeroporto italiano, o quotidiano laboral nas salinas francesas e a relação com o poder colonial português são alguns dos temas aduzidos.

| SINOPSE |

Depois de «Desparaíso» (2017), uma “comédia séria” que glosava, na primeira pessoa, o tema da diáspora cabo-verdiana (Adriano Reis, ator cabo-verdiano, imigrante em Portugal há mais de uma década, era um dos dois intérpretes e coautor do guião), a MUSGO retorna ao tema da migração com «Fernandinho e João Verbo», coprodução com a Associação Cultural e Teatral D’Já D’Sal (coletivo de teatro da Ilha do Sal, Cabo Verde), espetáculo que junta – novamente – um elenco luso-cabo-verdiano, desta feita para uma adaptação dos romances de Sabino Lino Évora (“Fernandinho”, 2005) e Evel Rocha (“Campo da Fortuna”, 2018).

Depois da estreia em Portugal, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e no Auditório Municipal António Silva, no Cacém, o espectáculo seguiria viagem para os dois festivais de teatro cabo-verdianos Salencena (no Sal, em Junho) e Mindelact (em S. Vicente e na cidade da Praia, em Novembro).

A estreia em Cabo Verde – no âmbito do Festival SalEncena – constituiria a actividade principal do protocolo trienal que estreita a MUSGO e o colectivo D’Já D’Sal.
Por efeito do surto pandémico, as apresentações em Portugal e a digressão a Cabo Verde foram adiadas para o próximo ano, em datas a determinar, nos mesmos lugares de apresentação.

| QUANDO E ONDE? |

A DETERMINAR

Estreia com data a determinar em Março (Sintra) e em Junho (Sal)

| FICHA TÉCNICA E ARTÍSTICA |

Designação do espectáculo: “Fernandinho e João Verbo”
Textos: Sabino Lino Évora e Evel Rocha
Encenação, dramaturgia e adaptação cénica: Paulo Campos dos Reis
Interpretação: Ricardo Soares, Rute Lizardo, Filipe Araújo, Regina Gaspar, Zuleica Fortes e Sally Fortes
Figurinos: Artur de Campos

Teaser: Ricardo Reis
Direcção técnica: Carlos Arroja
Desenho de luz: Nuno Gomes, Carlos Arroja e Paulo Campos dos Reis
Fotografia e operação de som e luz: Nuno Gomes
Produção executiva: Rute Xavier e Regina Gaspar
Co-produção: MUSGO Produção Cultural, Associação Cultural D’Já D’sal e Ministério da Cultura – DGArtes